O que muda na prática com a CNH digital?

Com a CNH digital, você não precisa mais ficar carregando sua Carteira de Habilitação para todos os lugares. O documento fica registrado em seu celular.

CNH Digital: Usar a tecnologia para facilitar nossa rotina já é algo comum, não é mesmo? Embora os órgãos governamentais sejam muitas vezes resistentes a essa mudança, o Detran deu um passo a adiante: disponibilizou, em todo o território nacional, a CNH Digital.

Com ela, você não precisa mais ficar carregando sua Carteira de Habilitação para todos os lugares que vai. Basta fazer o cadastro e o documento fica registrado em seu celular. Após isso, ele pode ser acessado offline, ou seja, não é preciso nem mesmo de internet.

Apesar de ser muito interessante, essa mudança gera várias dúvidas. Pensando nisso, preparamos este texto para responder algumas delas. Confira!

Qual é o prazo para a aquisição da CNH digital?

Mesmo com a CNH digital em vigor, não existe interesse por parte do Detran em acabar com a antiga CNH impressa. Então, se você usa ou não o documento no celular é uma escolha sua. Por isso, a adesão ao serviço pode ser feita a qualquer momento.

Com relação ao prazo para a emissão, isso varia bastante. Todo o processo vai depender da agilidade do Detran da sua região e da sua disponibilidade para fazer o cadastro. Mas temos uma notícia positiva: o processo é simples e rápido (ao final do texto vamos explicar como fazê-lo, passo a passo).

Como funciona a substituição da CNH impressa?

Chaves na Mao

CNH digital não veio para substituir o documento impresso. Muito pelo contrário, ela é uma alternativa para que não precisemos sair com vários documentos e com o nosso celular ao mesmo tempo. Essa nova Carteira de Habilitação funciona com o uso de um aplicativo. Ou seja: quer dirigir sem carregar documentos? É possível, basta garantir que seu celular esteja carregado.

Caso a bateria acabe e algum policial peça o documento, não existe desculpa. O motorista precisa apresentar a Carteira impressa, caso contrário, será autuado por dirigir sem portar a Carteira de Habilitação. Por isso, muito cuidado e lembre-se de conferir sempre o aparelho para garantir que está tudo certo.

Em quais estados a CNH digital já está em vigor?

Desde abril de 2018 a CNH digital está em vigor em todo o território nacional. O último estado a fazer a adesão foi o Rio de Janeiro. Hoje, qualquer Detran está habilitado para orientar e fazer a emissão do documento.

Ela tem a mesma validade e pode ser usada para os mesmos fins, sem nenhuma complicação. Então, você pode apresentá-la no aeroporto, na entrada de festas, em eventos, para comprovar a identidade antes de provas etc.

Quais são as taxas cobradas?

Assim como o documento impresso, as taxas de emissão da Carteira de Habilitação digital variam de estado para estado. Essa é uma cobrança opcional e quem decide se ela será feita é o Detran de cada região. Então, para saber quanto você precisará desembolsar, o melhor a fazer é conferir com o posto que emitiu sua CNH.

A CNH digital é segura?

cnh app

Uma grande preocupação por parte dos motoristas é se a CNH digital é mesmo segura e se podemos confiar que nossas informações não serão usadas indevidamente. Esse medo é compreensível, já que o documento é utilizado para praticamente tudo no Brasil.

De acordo com o Detran, a plataforma virtual é completamente segura. Afinal, ela é protegida por padrões técnicos que suportam um sistema criptográfico que garante a validade do documento. Logo, é muito pouco provável que alguém consiga falsificar a CNH no aplicativo.

Além disso, a Carteira é vinculada ao Detran que a emitiu e existe um certificado digital de autenticidade. Para completar, o acesso ao documento só pode ser feito após o motorista digitar sua senha de acesso, composta por quatro dígitos.

Toda essa proteção evita que a Carteira seja clonada ou falsificada. As etapas de segurança também ajudam a proteger você no caso de algum roubo.

Entretanto, isso não é o suficiente. Em caso de perda, furto ou roubo do celular, o órgão recomenda que o motorista faça o bloqueio do documento o mais rápido possível. Se a pessoa tiver o certificado digital, ela consegue fazer isso remotamente. Caso contrário, será preciso se dirigir até algum posto do Detran.

Quais foram os problemas da implementação da CNH digital?

cnh digital

implementação da CNH digital foi cercada por várias polêmicas e problemas. Em primeiro lugar, apenas alguns estados faziam a emissão da Carteira, mesmo quando ela já estava em vigor em todo o território nacional.

Depois, houve uma série de problemas com relação à utilização. Vários ambientes, como aeroportos e rodoviárias, por exemplo, não tinham a tecnologia para fazer a leitura e garantir que o documento era válido.

Além disso, a taxa de emissão gerou bastante polêmica. Apesar de ser majoritariamente gratuita, alguns estados cobravam para emitir o documento. O maior problema era a discrepância de valores: enquanto em Goiás era R$ 10, no Piauí chegou a R$ 200.

Depois dessa confusão, os cidadãos do estado do Piauí pressionaram o governo. Ao final, a emissão se tornou gratuita por lá também.

O que é preciso fazer para ter esse documento?

Agora que já tiramos algumas de suas dúvidas sobre a CNH digital, que tal entender o que precisa ser feito para conseguir garantir a sua? Vamos lá!

Tenha o documento adequado em mãos

Para ter acesso ao documento virtual, você precisa ter em mãos a Carteira de Habilitação com QR Code, que é o modelo mais novo. Caso não tenha, será preciso pagar a taxa para emiti-la e continuar com seu cadastro.

Faça o cadastro no site Detran

cnh digital qr code

Se sua Carteira já tem o QR Code, então tudo fica mais fácil. Agora, você precisa entrar no Portal de Serviços do Detran. No menu, localizado à esquerda, tem a opção “cadastro”. Clique nela!

Preencha todas as informações e confirme. Ao final do processo, o site deve informar que um link de ativação foi enviado para seu e-mail. Abra a caixa de entrada do seu provedor, click no link e ative o cadastro.

Visite o Detran

Feito todo o registro, você deve ir até o Detran que emitiu a sua CNH. Ele confirmará seus dados e dará o aval para que o documento digital seja emitido. Caso você tenha um certificado digital, como o e-CPF, é possível fazer todo o processo online, sem precisar ir até um posto do órgão.

Baixe o aplicativo da CNH digital

Conseguiu completar todas as etapas até aqui? Pois bem, a parte mais complicada acabou. Agora é só fazer o download do aplicativo na loja oficial do Google ou da Apple. Você poderá acessar o aplicativo usando um código que o Detran enviará para o seu e-mail. Após isso, basta criar sua senha de quatro dígitos e aproveitar as facilidades da tecnologia.

Se você não tem e nem vai emitir por agora a nova CNH digital, pode ficar tranquilo. Menos de 0,4% dos motoristas fizeram a emissão do novo documento. Em grande parte, o motivo é a necessidade de ter a Carteira com QR Code, o que faria todo o processo ficar mais caro.

Como vimos, o processo para a aquisição da CNH digital pode até ser um pouco burocrático. No entanto, é uma novidade que vem para facilitar a vida de muitos brasileiros, inclusive a sua! Vale a pena ir atrás dela, não acha?

Fonte: https://www.chavesnamao.com.br/noticias-automotivas/cnh-digital/